domingo, 1 de setembro de 2013

                                    Doenças de chinchilas

Apesar do que se fala, tendo os cuidados básicos a chinchila é um animal bem resistente, mas algumas doenças podem aparecer. Aqui está um resumo delas, suas causas, consequęncias e tratamentos, mas sempre é recomendável procurar um veterinário, principalmente nas mais graves.

STRESS CALÓRICO

Características: A chinchila se mostra mole e postrada, tem reflexos reduzidos e dificuldade em se locomover.
Prevençőes: Principalmente para nós de um país tropical isso pode ser muito comum se năo tomarmos os cuidados, por isso é sempre bom previnir. O Stress calórico é causado por a chinchila estar na condiçăo de năo suportar mais o calor. Isso se deve tanto ao ambiente, quanto a atividade dela. Normalmente um aliado ao outro é inevitável que năo ocorra o Stress calórico. Por isso o ideal é, em dias de calor, NĂO SOLTE a chinchila para passear, mesmo que ela esteja implorando. Quando estiver muito quente o ideal é ligar o ar-condicionado que propicia um ambiente de ar seco e frio, que é o ideal para chinchila, mas caso năo tenha existe muitos truques como: Dar pequenas pedras de gelo para as chinchilas lamberem, congelar um volume grande de água (uma garrafa pet, pote de sorvete, etc) e deixa-la em cima da gaiola por cima de uma pano para que a água derretida năo pingue dentro da gaiola, ligar o ventilador para circular o ar (mas năo diretamente em cima da chinchila) e outras que no site mesmo vocę poderá encontrar.
Tratamento: Caso, por algum motivo a chinchila esteja passando por isso, vocę terá que tomar medidas drásticas, abra a geladeira ou congelador e coloque a chinchila lá dentro (mas năo feche a geladeira ou congelador) e observe se ela recupera alguns movimentos, caso năo tenha nenhuma reaçăo, uma última recomendaçăo é feita e somente em casos EXTREMOS deve ser usada. Coloque água da torneira numa bacia até a altura do pescoço da chinchila e depois coloque-a la dentro com a cabeça de fora, năo coloque água gelada, pois ela pode sofrer choque-térmico e assim seria fatal.
DIARRÉIA

Características: Fezes moles a quase liquidas.
Causas: Petiscos (uva passa, ameixa seca, etc) em exagero, Troca de Raçăo, Alfafa mofada.
Tratamento: Suspender a alimentaçăo por 12 horas deixando somente água, caso năo melhore deixar por mais 12 horas. Se mesmo assim năo obter melhora procure um veterinário. No caso delas estarem quase líquidas, procure imediatamente. Algumas frutas tem o efeito de prender e podem ajudar, maça sem casca, banana e boldo. Lembre-se o intestino está desregulado entăo năo dę nada em excesso. Depois que sentir a melhora, poderá ir retornando com a raçăo aos poucos, os outros alimentos somente retorne quando ela já estiver melhorado.
CONSTIPAÇĂO

Características: Fezes muito secas e pequenas, ou até mesmo sem fezes.
Tratamento: Luftal a cada 12 horas, exercícios e alimentar com alfafa em rama e ameixa seca também pode ajudar.
INFECÇĂO INSTESTINAL

Características: Fezes amolecidas com algum tipo de material junto ou com bolhas, perda do apetite e dificuldade em andar.
Tratamento: Infecçăo é um assunto mais delicado que é sempre recomendável que se vá a um veterinário, pois o tratamento é feito com medicamentos.
TRICOFAGIA

Características: Come ou rói o pelo, o própio ou até de outras chinchilas.
Causas: Stress, Falta de Ferro, Disposiçăo Genética.
Tratamento: Como năo podemos saber exatamente qual o motivo, devemos deixa-las mais calmas se tiverem muito agitadas, suprindo suas necessidades de alimentaçăo e mesmo de companhia de outras chinchilas, mas somente as que năo gerem mais stress. Suprir também a falta de ferro, essa atitude deve ser feita após a eliminaçăo do stress, para averiguar se o motivo năo era o stress e assim năo exagerar com o ferro.
FUNGOS

Características: Pelo mais fino e começa a cair revelando a pele avermelhada, possibilitando ver o couro da chinchila.
Causas: Normalmente por falta de higiene, falta de banho ou ambiente desregulado com umidade mais alta propícia ao desenvolvimento de fungos.
Tratamento: Separe a chinchila das outras, se houver, pois pode se alastrar. Procurar o veterinário para ele recomendar um fungicida para vocę eliminar os fungos e os pelos poderem voltar a crescer. Lembre-se de tratar muito bem esses casos, pois os casos que năo săo bem tratados podem voltar mais fortes ainda.
CONJUTIVITE

Características: Secreçăo, irritaçăo, inchaço nos olhos ou até mesmo eles fechados.
Tratamento: Limpar o local com algodăo umidecido em água boricada, se persistir os sintomas, procure um veterinário, este tipo de doença pode levar a chinchila a cegueira.
RESFRIADO/PNEUMONIA

Características: Olhos lacrimenjantes, secreçăo no nariz.
Tratamento: Cortar o banho, mante-lo aquecido (cuidado com o como vai fazer isso, lembre-se que chinchilas năo suportam o calor) e oferecer bastante água. Caso os sintomas estejam muito fortes, encaminhe a um veterinário, pois pode ser uma pneumonia.
CORTES

Características: Apesar de năo ser uma doença e năo acontecer frequentemente, as chinchilas podem se machucar as vezes brigando uma com a outra ou nos passeios e nas gaiolas.
Tratamento: Limpe o local com soro fisiológico e use anti-séptico, tome sempre cuidado para ver se ela năo estará mechendo muito no machucado e todo dia refaça o procedimento até a cicatrizaçăo.
CONVULSŐES

Características: Perda de equilíbrio, musculatura tensionada, começa a tremer e contorcer e tem dificuldade em se locomover.
Causas: Excesso de atividade, fadiga física e emocional, falta de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, falta de alimentaçăo.
Tratamento: Suplemento alimentar, de vitaminas e cálcio. Mas como sempre, é altamente recomendável leva-la a um veterinário, pois além de poder estar indicando algum outro problema algumas consequencias das convulsőes podem ser irreversíveis.
ANÉIS DE PELO

Características: Anéis de pelo em volta do pęnis.
Causas: Os machos sempre limpam seus pęnis, pois podem grudar pelos neles, mas principalmente depois da cópula, eles devem limpar melhor para năo formar anéis de pelo, caso eles năo façam a limpeza direito deve-se retirar os anéis dele para năo causar problemas futuros.
Tratamento: Retirar os anéis com lubrificante a base de água. Se achar que vai machuca-lo, leve a um veterinário.
INFECÇĂO DE OUVIDO

Características: Coça a orelha frequentemente, corre em círculos, secreçăo na orelha.
Tratamento: Suspenda o banho e leve a um veterinário.
OCLUSĂO DENTÁRIA

Características: Perda de apetite, fica apática, perde peso e em alguns casos começa a babar e lacrimegar.
Causas: Falta de desgaste, má formaçăo ou fator genético.
Tratamento: Deve-se levar ao veterinário para ele poder cerra-los, normalmente é irreversível e deve-se cuidar constantemente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário